Carrinho

Chá de Equinácea – 7 factos que tens de saber

   01/15/2024 14:02:14     Home
Chá de Equinácea – 7 factos que tens de saber
Será o chá de equinácea benéfico para o sistema imunitário? Descobre as suas vantagens e desvantagens, quem pode tomar e como tomar.
O inverno é uma época associada a infeções respiratórias pois as pessoas, devido às condições climatéricas – baixas temperaturas e chuva – permanecem mais tempo em espaços fechados e ficam mais próximas entre si. Desta forma, a propagação de microrganismos é potenciada. As pessoas adoecem mais. A humidade, muitas vezes elevada neste período, faz com que as gotículas permaneçam mais tempo no ar. Ocorre, assim, a transmissão mais fácil de vírus e bactérias, e consequentemente o desenvolvimento de doenças como gripes e constipações.
A tua grande vantagem contra estes agentes é o teu sistema imune. Ele ajuda o organismo a criar defesas contra eles e a não deixar que a doença se desenvolva. Quanto mais forte o teu sistema imune, menos doenças infeciosas vais desenvolver.
Portanto, há um ponto óbvio: é necessário fortalecer o sistema imune.

Como se fortalece o sistema imune?

Para ter um sistema imune forte há alguns pontos que deves reforçar no teu dia-a-dia. São eles:
- Ter uma alimentação equilibrada;
- Praticar exercício físico regular;
- Ingerir água nas proporções adequadas às tuas necessidades;
- Dormir 7 a 8 horas por noite;
- Evitar situações de stress;
- Evitar tabaco e álcool.

Atualmente, tem aumentado o consumo de alimentos processados e a prática de estilos de vida sedentários. É comum o consumo de açúcares e de sal e menos frequente o consumo de frutas e legumes. Quais as consequências destas práticas? O estado nutricional essencial para um ótimo funcionamento do sistema imune é deteriorado.
Mas há boas notícias. Existem alimentos que podem estimular o sistema imune. Exemplos disso são a laranja e o kiwi, assim como os vegetais verdes. Os iogurtes ou a batata-doce são outros alimentos que melhoram a imunidade.
No entanto, os ritmos de vida dos nossos dias provocam um desgaste muito grande e o sistema imune pode beneficiar de uma ajuda extra para manter o equilíbrio. Pode ser útil tomar um suplemento alimentar para fortalecer a imunidade.
Sabia que na natureza existem plantas que fortalecem o sistema imune? E que os podemos introduzir na nossa alimentação ou tomar como um suplemento? Um exemplo é a Equinácea.

O que é a Equinácea?

A equinácea é uma planta silvestre, com uma flor de pétalas de cor rosa, da família das Asteraceae e que tem propriedades que estimulam o sistema imune. Tem ainda outras propriedades interessantes como anti-inflamatórias, antioxidantes, antivirais e antibacterianas. É uma planta rica em alcamidas, flavonóides e polissacarídeos, que são os responsáveis pela estimulação do sistema imune.
Existem estudos que demonstram que as alcamidas aumentam os processos através dos quais o nosso organismo mata microorganismos (cientificamente designados de processos de fagocitose). Por este motivo, a equinácea é indicada como estimulante do sistema imune.
Uma das utilizações da equinácea é a prevenção e o tratamento de constipações.

1. Como encontro a equinácea?

A equinácea é uma planta agreste que pode ser cultivada. Utilizam-se as suas raízes e folhas para fazer chás. Da extração dos seus componentes também se formulam comprimidos e xaropes. Também podes encontrar equinácea em sumos ou cremes e outras preparações para a pele.

2. Durante quanto tempo posso tomar chá de equinácea?

Para a maioria dos adultos a toma oral em curtos períodos é segura, sendo a toma prolongada ainda incerta. Alguns estudos apontam para uma segurança na toma por 4 meses. A EMA indica que só devem ser utilizados por maiores de 12 anos.

3. Quem pode tomar equinácea?

O chá de equinácea é um produto de um modo geral bem tolerado. Contudo, não deve ser tomado por pessoas com doenças autoimunes, imunodeficiências, imunossuprimidos ou com doenças dos leucócitos.

4. Estou grávida. Posso tomar equinácea?

Não há estudos suficientes que garantam a total segurança durante a gravidez e período de amamentação. Por isso, não se recomenda a suplementação com equinácea em grávidas.

5. Tem efeitos secundários?

Como qualquer outro produto ou substância, também a equinácea pode produzir reações de hipersensibilidade como urticária. Contudo, são situações raras.

6. Posso tomar com o meu multivitamínico?

Evidências recentes demonstram que o risco de interações entre a equinácia e os multivitamínicos é reduzido. Deste modo, sim, podes tomar em conjunto com o teu multivitamínico.

7. Como fazer chá de equinácea?

Utiliza as flores, folhas e raízes para fazer chá de equinácea Limpa-as bem, para que não tenham terra e outras sujidades Coloca a equinácea numa chávena e encha com água a ferver Deixa repousar durante 15 minutos Filtra, para remover as flores, folhas e raízes Podes adoçar com mel, ou até acrescentar gengibre Nada substitui um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada. Mas com a toma de chá de equinácea podes otimizar o nível de vida e prevenir situações de doença.
A equinácea é uma boa opção para quem precisa prevenir gripes e constipações, pois fornece ao teu corpo maiores capacidades para se defender contra agentes externos.

Comments

Log in or register to post comments

Blog Search

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que tenhas a melhor experiência no nosso site.